Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Governo do Estado apresenta ações de combate a dengue em audiência pública

Da Assessoria - SES - MT

O Secretário de Estado de Saúde Augustinho Moro, participa hoje, às 14 horas, da audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual e Federal, onde se discutirá “Questionamento sobre a Política Pública de Combate a Dengue”. O evento será no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

Para o secretário a realização da audiência é bem vista, uma vez que o Estado terá a oportunidade de mostrar para as autoridades constituídas e a população as ações desenvolvidas pelo Estado e as que estão em desenvolvimento no enfrentamento a Epidemia das Formas Graves de Dengue.

O ponto positivo da audiência apontado por Moro é quanto a participação dos municípios. Neste contexto o Estado estará apresentando os dados epidemiológicos de cada um dos 141 municípios e também cobrando responsabilidades no que compete a cada ente federado no combate a dengue. “A Saúde do Estado vem cumprindo com suas obrigações sanitárias e colocou em prática o Plano de Contingência Estadual da Dengue e ainda atuando de forma incisiva junto aos municípios no que competem as responsabilidades, além de ter somado esforços com órgãos do Governo do Estado, Ministério da Saúde na ajuda aos municípios com grande ocorrência”, disse o Secretário.

O secretário Augustinho Moro pontua as ações realizadas pelo Estado como: A intensificação das ações de capacitações de médicos e enfermeiros para o manejo clínico do doente com a dengue. Do apoio técnico no combate ao vetor com controle químico e investigação epidemiológica da doença, bem como a disponibilização de veículos para a realização do Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, denominado de fumacê e nebulização espacial com bombas costal e motorizadas, de acordo com critérios técnicos.

As cidades de Alto Boa Vista, Rosário Oeste, Várzea Grande, Cuiabá, Nortelândia e Arenápolis, é que receberam o UBV no combate ao mosquito. Do aporte financeiro ampliado a cerca de R$ 2 mi onde foram investidos nos município de Cuiabá e Várzea Grande objetivando a ampliação da capacidade de combate a dengue e na assistência as suas vítimas, com campanhas educativas, mutirão de limpeza urbana, pagamento de médicos. Da instalação de 30 leitos hospitalares no Hospital da Polícia Militar, para o município de Cuiabá.

“Quando o Estado de Mato Grosso chamou o Ministério da Saúde no traçado de ações e estratégicas foi correspondido. O Ministério da Saúde se fez presente com o coordenador nacional e técnicos especialistas na sensibilização dos municípios e execução de ações”, lembrou Moro.

Augustinho finaliza dizendo que o combate a dengue é uma responsabilidade de todos, dos Governos, da sociedade civil organizada, dos Poderes e da população. “Cada um executando suas responsabilidades a guerra contra o mosquito da dengue será vencida, lembrando Moro que no ano de 2008 o Estado de Mato Grosso manteve seus índices controlados, se comparados aos outros Estados da Federação. O que surpreendeu Mato Grosso no ano de 2009 foi a reintrodução do sorotipo 2, que circulou há dez anos atrás, e causou aumento de casos graves, gerando uma epidemia. Da audiência pública esperamos esclarecer os fatos e trazer sugestões”.

Imprimir