Imprimir

Notícias / Esportes

Ministério do Esporte propõe ampliação de programas em MT

Da Assessoria/ SEEL-MT

Com a proposta de deixar um legado esportivo e de lazer para nos Estados que serão sede da Copa do Mundo de 2014, o Ministério do Esporte quer ampliar a cobertura do programa Segundo Tempo em Cuiabá e Várzea Grande, atendendo 100% das escolas públicas dos dois municípios. Aliado a isso, as cidades também poderão ser contempladas, até o final deste ano, com o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) ou com o Vida Saudável, ambos do Governo Federal.

A proposta foi apresentada nesta segunga-feira (09/08) na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT) durante reunião entre o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Garcia Cappelli, e os secretários estadual Ananias Filho (Seel-MT) e municipais Carlos Brito (Cuiabá) e Cidomar Nunes (Várzea Grande). Na ocasião, Cappelli explicou o novo foco para os projetos, bem como as atribuições e contrapartidas orçamentárias de cada instituição parceira. De acordo com ele, a proposta é promover atividades esportivas para todos os estudantes nos horários em que eles não estejam em sala de aula, pelo programa Segundo Tempo, e incentivar a prática de esportes pela população, por meio do PELC ou do Vida Saudável. Quanto aos recursos, ele disse que serão divulgados os valores assim que houver definição das cidades e projetos a ser implantados em Mato Grosso.

Em resposta, o secretário Ananias ressaltou a importância da iniciativa para promover o esporte no Estado, porém enfatizou que é preciso haver a interiorização dos benefícios, com abrangência dos programas além de Cuiabá e Várzea Grande. Durante a reunião, ele comprometeu-se em discutir a proposta ainda esta semana com as secretarias municipais das duas cidades e já definir quais projetos e cidades serão inseridos.

A interiorização dos programas foi defendida também pelo deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT), que participou da reunião. E disse que irá verificar com a bancada federal de Mato Grosso a possibilidade de propor emendas coletivas para outras cidades. Além disso, pediu uma agenda com Cappelli para tratar do assunto e pedir garantias na liberação dos recursos.
Imprimir