Imprimir

Notícias / Política MT

Afastado, João Emanuel pede abertura de comissão processante e Onofre Júnior preside sessão

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco e Laura Petraglia

O presidente afastado da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel (PSD) solicitou que a Mesa Diretora do parlamento abra uma comissão processante para a sua destituição do cargo. A argumentação de Emanuel é que não há no regimento interno a possibilidade de afastamento do presidente e ele alega ainda que não pode se defender daquilo que classifica como “golpe”.

Desembargador nega pedido de reconsideração de Mahon e mantém validade de “sessão governista”

“Eu não aceito que venham me cassar como queima de arquivo”, reclamou. O vereador ainda solicitou que a Câmara reconheça e registre em ata a sessão que o afastou – ocorrida sem energia na quinta-feira (29) – e todas as decisões judiciais proferidas sobre o assunto neste intervalo de tempo.

A sessão desta terça-feira (10) está sendo presidida por Onofre Júnior (PSB). João Emanuel foi notificado ontem do seu afastamento. De acordo com o parlamentar, o artigo 161 do regimento interno não permite que o presidente seja afastado do cargo, mas destituído.

Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Faissal Calil (PSB), quem descumpre o regimento interno da Casa é o próprio João Emanuel. O vereador Dilemário Alencar endossa a fala do colega peessebista. “Prova disso é que o PTB tem a maior bancada individual, porém não tem a presidência de nenhuma das comissões permanentes da casa.

Mais informações em instantes.
Imprimir