Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Asteróide passa entre a Terra e a Lua esta noite

Diário Digital

Um asteróide, com diâmetro entre 1 e 3 metros, cruzará o espaço entre a Terra e a Lua na noite desta quarta-feira (18). A rocha espacial foi descoberta na última sexta-feira (13) e não representa perigo, já que, segundo os astrónomos, passará a uma distância segura do planeta, a 7848 km/h.


Baptizado de 2013 RZ53, o asteróide foi identificado pelo centro de pesquisas espaciais Minor Planet Center, localizado no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, em parceria com pesquisadores da Universidade do Arizona, no mesmo país.

É esperado que ele passe a uma distância de 231 mil quilómetros da Terra no ponto em que estará mais próximo.

Cientistas afirmam que, devido ao tamanho diminuto do asteróide, mesmo que ele viesse em direcção ao planeta, seria grande a probabilidade de que ele se desintegrasse na nossa atmosfera antes de colidir contra o solo.

A rocha pertence a um grupo de asteróides que trafegam próximo à Terra e que teria dado origem ao meteorito que explodiu sobre a Rússia em Fevereiro deste ano.

O meteorito que cruzou os céus do país europeu, no entanto, era bem maior do que o 2013 RZ53, tendo de 17 a 20 metros de largura antes de explodir.
Imprimir