Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Saúde alerta sobre doenças respiratórias no inverno

Da Assessoria SMS

Na Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre Doenças Respiratórias, de (01-07-07) a Secretaria de Saúde de Cuiabá coloca todas suas unidades de saúde em alerta. Isto porque nesta época do ano, em virtude da oscilação brusca de temperatura neste período de inverno e de seca, é comum a aumento de casos de doenças respiratórias, sobretudo em crianças, mais suscetíveis a desenvolver pneumonia e bronquite asmática.

Maria de Souza Bianquinni Neves, médica que atende na Policlínica do CPA I, explica que neste período há um aumento das doenças das vias aéreas superiores como bronquite em decorrência da falta de umidade do ar, em virtude das queimadas urbanas e do frio. Segundo ela, as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, se manifestam com mais força nas pessoas que já tem predisposição, já são doentes.

Mesmo as pessoas que não tem histórico de doenças respiratórias, explica ela, podem desenvolver gripes, rinites, sinusites e por vezes, pneumonias, que podem se dar pela evolução de um quadro infeccioso de uma gripe mal curada. “Todo cuidado é pouco nesta época. Evitar pegar muito frio e procurar umidificar o ambiente com bacia de água, toalhas molhadas ou mesmo umidificadores” orienta a médica.

Prevenção - A Secretaria de Saúde de Cuiabá desenvolve, ao longo do ano, projetos de conscientização sobre as queimadas urbanas para diminuir o índice de doenças respiratórias no inverno, período crítico. Wagner Barros, coordenador de saúde ambiental do município, explica que o projeto “Respire vida, evite queimada”, é desenvolvido para evitar que as pessoas fiquem doentes e precisem ir ao médico, superlotando as unidades de saúde.



A questão segundo ele, deve ser observada de maneira mais ampla, não apenas pelo aspecto clínico, mas desenvolvendo ações de prevenção, programas específicos de conscientização sobre queimadas. “Queremos alertar a população de Cuiabá para o fato de que as queimadas são determinantes para a poluição do ar, por isso contribuem sobremaneira para o aumento de casos de problemas respiratórios em geral”, observa Lidiane Ximenes, bióloga da SMS.

Dicas - No caso específico da bronquite, doença crônica, portanto sem cura, pode ser tratada, de modo geral, a base de corticóides, inalações, nebulizações com bronco-dilatadores. Tomando certos cuidados como evitar ambientes frios, a doença é controlada e as crises respiratórias diminuem.


Imprimir