Imprimir

Notícias / Brasil

Governador de SC analisa estratégias e garante alerta total com chuvas

G1

  O governador Raimundo Colombo se pronunciou na tarde deste sábado (21) sobre o excesso de chuvas que atinge Santa Catarina nas últimas 24 horas. Ele tentou passar tranquilidade a população e explicou as ações que estão sendo tomadas pelas autoridades.

''Estamos monitorando todo este processo, informando toda a população. Nós vamos continuar em alerta, acompanhando passo a passo, a cada momento para ver o que irá acontecer e se a previsão irá se confirmar ou não. Até esse momento já existem alguns pontos críticos, mas estamos trabalhando para que a gente possa minimizar os efeitos'' disse, Raimundo Colombo, em vídeo divulgado pela comunicação do Governo de Santa Catarina.

Ao menos 360 famílias de 19 cidades foram atingidas pelas chuvas. Os moradores que vivem em situação de risco, ou aqueles que tiveram suas casas alagadas, foram encaminhados para abrigos. As regiões do Oeste, do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis, são as que mais demandam atenção da Defesa Civil. O governador Raimundo Colombo analisou as ações que estão sendo tomadas para diminuir os riscos à população.

As ações de retirada das famílias da zona de risco e também o fechamento de comportas das cidades que possuem rio, como no caso de Taíó, José Boiteux e Ituporanga, servem como mededia preventiva, de acordo com Colombo. A previsão do tempo ainda indica que no domingo (22) e também na segunda-feira (23) há chuva deve seguir intensa no Estado. Por isso, o governador reforça a importância do alerta da Defesa Civil de Santa Catarina.

"Toda a nossa Defesa Civil está em alerta máximo. Há chuva de granizo em diversas regiões do estado e chuvas intensas em outras regiões causando alagamentos. Nós esvaziamos as barragens elas vão cumprir um papel estrátégico na proteção, mas a expectativa é que chova muito no domino e parte de segunda-feira", analisou.

As chuvas em Santa Catarina
Desde sexta-feira (20) os volumes de chuva deixam Santa Catarina em alerta. Segundo a Defesa Civil do estado ao menos 19 cidades foram atingidas e 360 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas e encaminhadas para abrigos. O relatório divulgado neste sábado (21) indicou que a região do Vale do Itajaí é a que requer mais atenção por conta das fortes chuvas nas últimas horas.

As alterações climáticas provocaram estragos, alagamentos em bairros das cidades de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e também na Grande Florianópolis, em Bom Retiro. No Oeste de Santa Catarina, o granizo atingiu cerca de 1150 casas. Além disso, o grande volume de chuva deixou os rios em níveis acima do normal.

O rio Itajaí-Açú, que corta a cidade de Blumenau, chegou a medir 7,78m — o rio transbordará ao alcançar 8m. Além disso, há também a preocupação com a previsão de mais chuvas para as próximas horas. Segundo a Epagri/Ciram, instituto meteorologico, o volume de chuva irá variar entre 80 mm e 120 mm.
Imprimir