Imprimir

Notícias / Política MT

CCJ emite parecer favorável à abertura de Comissão para investigar suposta quebra de decoro de João Emanuel

Da Redação - Laura Petraglia / Da Reportagem - Ronaldo Pacheco

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de Cuiabá, vereador Faissal Callil (PSB), deu parecer favorável à criação da Comissão Processante para investigar suposta quebra de decoro por parte do presidente da Casa, João Emanuel Moreira Lima (PSD).

Por mais que o relatório esteja pronto, a probabilidade de votação na sessão desta terça-feira (24) é zero, já que segundo o presidente, não está na pauta.

Leia mais Vereadores adiam votação da ata de afastamento de João Emanuel; CCJ pede mais tempo
Bancada governista da Câmara de Cuiabá obstrui sessão e não permite início de investigações contra João Emanuel

A base governista do prefeito Mauro Mendes (PSB) queria o afastamento de João Emanuel do cargo por quebra de decoro, porém, o próprio presidente defendeu a instalação da Comissão para investigá-lo, já que o regimento interno não preve a figura do afastamento.

Os vereadores alegam que João teria atropelado o regimento da Casa, principalmente no que diz concerne a desrespeitar o princípio na proporcionalidade partidária, na hora de nomear os membros das Comissões Parlamentares de Inquérito.

Em entrevista recente ao Olhar Direto, o vereador do PSD admitiu que cometeu alguns equívocos, principalmente quanto ao regimento interno da Casa, e se comprometeu a estuda-lo com mais afinco, e lembrou que obteve algumas vitórias judiciais.

Destacou inclusive que irá verificar a possibilidade de reduzir dos poderes do presidente, para descentralizar as tomadas de decisão e delegar mais responsabilidades à Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Imprimir