Imprimir

Notícias / Esportes

Mato-grossense de 14 anos conquista o bronze no taekwondo no México

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Mais uma façanha desta jovem que aqui aparece ao lado do pai. A premiadíssima atleta mato-grossense, Endha Cristina, de Barra do Garças, que disputou o Campeonato Pan-Americano 2013 de Taekwondo, na cidade de Queretaro, México, e faturou a medalha de bronze pelo terceiro lugar.

Endha conta que enfrentou quatro adversárias e passou por três. Perdeu na semifinal, porém o fato de aparecer no pódio deixou o pai Fábio bastante entusiasmado. Ele acredita que a garota tem potencial para disputar as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. "Eu agradeço o apoio da toricda, dos patrocinadores e principalmente do meu pai", diz Endha bastante emocionada.

A adolescente ficou em 3° lugar na categoria cadete (12 a 14 anos). Com o resultado, ela acabou entrando na história de Mato Grosso por ser a primeira mulher a conquistar uma medalha internacional na modalidade. Com apenas 14 anos, Endha acumula prêmios em campeonatos pelo país. É a atual campeã brasileira na categoria cadete -51kg e também foi bronze no Brasileiro Juvenil da categoria -52, realizado neste ano.

A atleta também já conquistou os títulos: 1º lugar Campeonato Brasileiro Infantil na categoria – 52, em 2012; campeã do Brasil Open na categoria –52, em 2012; 3º lugar no Campeonato Brasileiro Infantil na categoria –45, em 2011; 1º lugar no II GP Brasil, em 2009; 3º Lugar da Copa Brasil na categoria Juvenil – 52, entre outros.

Ao todo, os brasileiros ganharam 24 medalhas no Pan-Americano de Taekwondo. O país ficou em terceiro lugar entre as equipes de cadetes e na quarta posição entre as equipes juvenis, que reúne atletas de 15 a 18 anos. A próxima competição será o Mundial na China em 2014 já como preparativo para as Olimpíadas. 

A cidade de Barra do Garças já tinha conquistado um feito no final de semana com a medalha de prata de Victor Vinicius e a de ouro de Ana Carolyne no Campeonato Brasileiro Juvenil de Atletismo no Ibirapuera em São Paulo. Ambos estão classificados para o Sul-Americano na Argentina, no final de outubro. 
Imprimir