Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma: Queremos construir uma prática sistemática de ouvir as ruas

Valor Online

 Na solenidade de lançamento do novo Portal Brasil, página oficial de informações e serviços do governo federal na internet, a presidente Dilma Rousseff defendeu a adoção de uma 'prática sistemática' de ouvir as ruas. O governo busca aprimorar a interação com as redes sociais, desde que as manifestações de rua sacudiram o País no mês de junho, fazendo despencar a popularidade da presidente.

Com os protestos, o governo detectou uma lacuna a preencher na internet e a necessidade de buscar um mecanismo de aproximação do Estado com as redes sociais. Nesse contexto, Dilma apresentou o Portal Brasil, 'como mais um instrumento para o exercício da cidadania'.

A presidente também fez uma alusão indireta às recentes denúncias de espionagem do Brasil por parte da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês). Dilma afirmou que não se pode concordar em transformar a internet em uma 'batalha cibernética entre países'. Ela defendeu que a rede mundial de computadores seja utilizada da forma mais ampla possível pelos governos, para buscar o equilíbrio entre governo e cidadania, recorrendo a todos os instrumentos, e citou o Twitter e o Facebook.

Dilma disse, ainda, que todos os esforços se voltam para tornar o governo 'o mais digital e aberto' possível. A presidente assegurou que a meta é 'simplificar', reduzir a burocracia e buscar a forma mais direta e simples de se comunicar com o cidadão, beneficiário dos serviços públicos.
'Estamos nos curvando ao reinado do cidadão sobre a informação, ele define em que condições vai acessar os dados, os serviços, e o que fazer', concluiu.
Imprimir