Imprimir

Notícias / Cidades

Bombeiros ministram palestra sobre prevenção de acidentes

Da Assessoria/Secitec

Estudantes da rede pública de Várzea Grande vão receber aulas sobre prevenção de acidentes. A iniciativa é do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que assinou em 30 de setembro convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) para utilização da sala de videoconferência da Pasta.


Por mês, aproximadamente 20 escolas contam com palestras ministradas pelos bombeiros. Ao ano, são 240. “A sala de videoconferência permite que alcançarmos os 141 municípios e tirar as dúvidas de alunos que estão em Vila Rica ou Santa Terezinha, onde teríamos mais dificuldade de chegar”, diz o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Paulo Wolkmer.


Um vídeo mostrando os riscos de acidentes domésticos, responsáveis por 51% dos atendimentos em unidades de urgência e emergência, foi gravado no estúdio da Secitec. Um oficial mostrou casos de quedas, queimaduras e choque elétrico e como fazer para evitar os sinistros.


Apesar do material estar pronto e gravado, ainda não foi encaminhado para as escolas devido à greve dos professores. “Com essa tecnologia, a secretaria permite aos bombeiros cumprirem a missão prevista no artigo 82 da Constituição Estadual, de levar a prevenção à população”.


Conforme o secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Bello Bastos, a integração entre os órgãos é uma determinação do governador Silval Barbosa. “A cooperação reforça as ações integradas e é uma forma de levar o conhecimento e desenvolver ações para a comunidade”.


Fora as aulas de prevenção a acidentes, também foi inaugurado o Centro de Acesso Tecnológico para Inclusão Social (Catis), doado pela Secitec, que vai atender com cursos de informática pessoas cadastradas por instituições sociais, parceiras do Corpo de Bombeiros.


O Catis disponibilizado pela Secitec tem 10 computadores, 10 estabilizadores, um servidor, uma impressora, mobiliário para os usuários, projetor de multimídia, quadro branco, nobreak e aparelho de ar condicionado.


Segundo o tenente-coronel Wolkmer, os alunos já estão matriculados e as aulas iniciam este mês. “As aulas serão ministradas nas terças e quintas pela manhã. Também vamos firmar convênio com o Senai para oferecer cursos do Pronatec no Catis”, explicou.

Imprimir