Imprimir

Notícias / Educação

Com projeto financiado pelo Governo, empresa de MT vence prêmio nacional

Da Assessoria/Secitec

Com o sistema pioneiro de consulta por meio de mensagem de texto do celular (SMS) aos serviços oferecidos pelo Detran de todo país, a empresa mato-grossense Fidelity Mobile consagrou-se campeã do Prêmio Finep de Inovação 2013, o maior do Brasil no segmento. Esta é a segunda vez que a Fidelity vence pelo conjunto da obra. A empresa teve o projeto aprovado com mérito científico e financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Também contou com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).


A Fidelity disponibiliza o envio de um simples torpedo para o número 49116, informando o número do CPF, por meio do qual a pessoa recebe informações sobre pontos acumulados na CNH ou a data de vencimento da habilitação. Em breve, será disponibilizado o código de barras para pagamento dos impostos e novas funcionalidades. A população ainda pode obter dados, enviando o código Renavam, referentes ao veículo, como, por exemplo, IPVA, licenciamento, restrições, data de transferência e multas. A resposta da consulta é instantânea. Em aproximadamente três segundos os dados são enviados ao celular.

“Com o software desenvolvido pela Fidelity, o acesso aos serviços públicos ofertados pelo Detran estão sendo, aos poucos, levados aos cidadãos com comodidade”, explicou o diretor de Projetos e Inovação da empresa, Valdemar Mendonça. Todas as operadoras de celular estão sincronizadas e as informações podem ser solicitadas de qualquer lugar. “Além dos 141 municípios de Mato Grosso, a consulta pode ser realizada de qualquer parte do Brasil”, disse Kássia Masson, diretora de Negócios e Inovação da Fidelity Mobile.

A primeira conquista da empresa mato-grossense no prêmio Finep de Inovação aconteceu em 2010, quando venceu em duas categorias: primeiro lugar Pequena Empresa e, em segundo lugar, Gestão da Inovação (região Centro-Oeste).

Royalties

A empresa conseguiu obter duas vezes recursos do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe), sendo o primeiro de R$ 80 mil para desenvolvimento do projeto. A Fidelity ainda se destaca por ser a única empresa a acessar recursos públicos e devolver 1% dos royalties à Fapemat. “A Fundação está muito contente com a premiação da empresa e prova que o investimento dos governos do Estado e Federal foi de grande valia. Ela ainda foi a única em devolver os royalties”, frsou o diretor-presidente da Fapemat, Flávio Teles Carvalho da Silva.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, também destacou a importância da premiação. “É uma empresa pioneira e o prêmio reconhece a qualidade do produto. Para Mato Grosso, é fundamental ter empresas investindo em tecnologia e inovação”.

Premiação

O prêmio Finep foi criado há 15 anos para reconhecer e divulgar esforços inovadores, realizados por empresas, instituições científicas e tecnológicas, além de inventos desenvolvidos por brasileiros no Brasil e no exterior. Com a Fidelity, Mato Grosso será novamente representado na premiação que acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dia 13 de outubro.
Imprimir