Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Dengue já matou pelo menos 33 pessoas em Mato Grosso em 2013

Da Redação - Jardel P. Arruda

Já foram confirmadas pelo menos 33 mortes por dengue em Mato Grosso em 2013, sendo que há ainda mais quatro casos em análise pra saber se os óbitos foram ou não causados pela doença. O município de Sinop lidera a lista de mortes por esse motivo, tendo registrado quatro casos fatais.

Leia mais: Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada em outubro

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) online, os outros municípios em que foram registrados maiores números mortes são Alta Floresta e Campo Novo dos Parecis, com três mortes cada um. Em Cuiabá morreram duas pessoas, assim como em Juara, Sorriso e Primavera do Leste.

As outras mortes ficaram espalhadas por Apiacás, Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Carlinda, Itiquira, Jaciara, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Tangara da Serra, Sapezal, Lucas do Rio Verde e Várzea Grande.

Os quatro episódios de morte sob investigação aconteceram em Alto Taquari, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e Cuiabá. Além dos óbitos, o SINAM registrou 41.709 casos notificados de Dengue em Mato Grosso. Só na foram 3.228 casos, em Rondonópolis 3.101 casos, Sinop com 7.694 casos e Várzea Grande 719.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, o quadro epidemiológico caracteriza-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da Dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4 no Estado.

Imprimir