Imprimir

Notícias / Educação

Pernambuco tem sete cursos com conceito máximo no Enade

G1

 Apenas sete cursos de Pernambuco, de um total de 193, receberam o conceito máximo – 5 – no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, divulgado na última segunda-feira (7). Outros 29 receberam conceito 4, que é considerado bom na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A faixa dos conceitos vai de 1 a 5. Dos sete primeiros colocados, dois são da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), três da Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip), um da Faculdade Nova Roma e um da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O curso de publicidade e propaganda da UFPE, no Recife, foi eleito o melhor do estado, com conceito contínuo de 4,72, o que corresponde à faixa 5. Realizaram a prova 33 estudantes da instituição, em novembro de 2012. De acordo com Dirceu Tavares, coordenador do curso, a boa avaliação confirma uma posição dos alunos em não boicotarem a prova do Enade, como ainda ocorre em outros cursos. “Os alunos de publicidade precisam de nota muito alta para entrar na UFPE. Então, o padrão de entrada sociocultural já é muito alto. Somado a professores doutores da área, a formulação de pensamento crítico e teórico da universidade e uma estrutura prática, chegamos a esse resultado”, comentou o professor.

Mas o destaque das primeiras colocações ficou mesmo com a faculdades particulares. A Favip, de Caruaru, teve três cursos com conceito máximo: tecnologia em gestão financeira, tecnologia em recursos humanos e tecnologia em Marketing. Há cinco anos no mercado, a Faculdade Nova Roma, no Recife, teve o segundo melhor curso de administração do estado, perdendo apenas para o da UFPE em Caruaru, e ainda o melhor de Ciências Contábeis, com conceito 4.

O superintende acadêmico da Nova Roma, Kenys Bonatti, contou que esta avaliação do Enade 2012 foi a primeira da instituição. “É um resultado muito satisfatório. A gente sabe que a universidade federal tem qualidade e tradição, sendo a primeira opção. Nosso posicionamento institucional é de que queremos ser referência para os alunos que buscam a UFPE e não conseguem”, comentou. O curso de administração da Faculdade Nova Roma tem certificação da Fundação Getúlio Vargas. A equipe do G1 também tentou contato com representantes da Favip, mas até a publicação desta reportagem, não conseguiu a comunicação.
Ainda teve conceito 5 o curso de administração da Univasf, em Petrolina. Dos cursos da UFPE avaliados, a colocação mais baixa ficou com ciências econômicas, que atingiu conceito 3, com a nota 2,62. Já o curso de administração da Universidade de Pernambuco (UPE), em Garanhuns, atingiu o índice de 2,39 – conceito 3 –, sendo o mais baixo dessa instituição.

O Enade 2012 avaliou os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais. Os universitários realizaram prova no dia 25 de novembro do ano passado.

Um em cada três cursos de direito tem desempenho ruim no Enade
Índice
O índice levantado pelo Enade monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, o curso avaliado precisa ter de 3 a 5, a nota máxima.

O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês. Ao todo, participaram do Enade de 2012 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras.

Avaliação 2013
As provas do Enade 2013 serão realizadas no dia 24 de novembro, a partir das 13h (de Brasília). O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro.

Segundo o Inep, neste ano será avaliado o desempenho dos cursos que conferem o diploma de bacharel em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
Imprimir