Imprimir

Notícias / Copa 2014

Arena da Amazônia deverá abrigar museu do futebol amazonense

Globo Esporte

 Com clubes centenários (Nacional e Rio Negro) e uma história rica, o futebol amazonense deve ganhar, no próximo ano, um museu do futebol. A proposta, indicada pelo vereador Professor Samuel, é que a Arena da Amazônia seja a casa do museu. O projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e aguarda apenas a permissão do governo do Estado para que saia do papel.

Para o vereador, Manaus sendo uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 deve oferecer aos turistas brasileiros e estrangeiros um local que conte a história do futebol local com seus jogadores, técnicos, times e torcidas.

- Além de beneficiar os turistas que visitarem a cidade, a proposta irá resgatar a história do futebol amazonense, que é muito rica e poderá ser levada de forma mais abrangente de geração em geração - justificou o parlamentar, ao engrandecer a história local.

O museu, de acordo com a indicação, abrigará objetos, fotografias, troféus, vídeos, películas e outros elementos ou formas de expressão e documentação que retratem a memória da história do futebol amazonense. O acervo, de acordo com ele, não será difícil de achar.

- Esse resgate de objeto, fotos e outras coisas pode ser feito de forma rápida, pois tenho certeza que os clubes e ex-atletas que marcaram época poderão prover esse tipo de material. O acervo do jornalista e historiador Carlos Zamith (falecido), inclusive nos ajudará bastante – definiu.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa no Amazonas (UGP Copa), Miguel Capobiango, já existe, há algum tempo, um projeto, por parte do Estado, para a criação do museu do futebol amazonense, após a Copa de 2014.

- A ideia do museu já está sendo trabalhada desde 2011. Quem está à frente desse projeto é o secretário Robério Braga (Secretaria de Cultura do Estado). Já teve até uma exposição, no fim de 2011, no espaço do Tribunal de Justiça, no Manauara, mostrando a história do Vivaldão (estádio Vivaldo Lima, que deu lugar à Arena da Amazônia) - explicou Capobiango.

Mudança de nome da Arena da Amazônia
O vereador Professor Samuel também protocolou, em julho, um Projeto de Lei propondo a alteração no nome da Arena da Amazônia, que será o palco de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus, para "Arena da Amazônia Flaviano Limongi".
Imprimir