Imprimir

Notícias / Educação

IFMT forma profissionais de química na UAB de Barra do Bugres

Da Assessoria/ IFMT

 A noite da última sexta-feira (11) foi especial para as equipes da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo presencial de Barra do Bugres, e da Prefeitura. A data marcou a primeira de muitas colações de grau que a instituição irá promover. A turma a inaugurar a temporada de entrega de canudos da instituição foi a de química, uma das áreas com grande carência de profissionais. O curso foi ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

O polo da UAB de Barra do Bugres se consolida cada vez mais e a cada ano aumentam os cursos ofertados em parceria com o IFMT, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). “Este momento tem uma importância muito grande aos que lutaram para que o polo se tornasse respeitado em educação à distância, hoje fortalecido e consolidado para atender o perfil de cada necessidade. Temos orgulho de ser uma pequena cidade universitária”, enfatizou a secretária de Educação de Barra do Bugres, Bernadete Gregolin.

Os novos profissionais de química que se dedicarão ao magistério vêm atender uma área bastante carente. Os frutos que começam a ser colhidos são resultado de anos de luta. “Esta noite é memorável por que volto ao passado. A UAB foi uma decisão muito acertada para Barra do Bugres e hoje estamos vendo estes incansáveis que estão se formando”, disse o vice-prefeito João Bosco, que em 2008 (secretário de Educação na época) assinou o convênio para a implantação do polo presencial no município.

A implantação de polos presenciais oferece a oportunidade a uma parcela da população que está distante dos grandes centros universitários e desta forma tem a possibilidade de cursar o ensino superior à distância. “Percebi a satisfação dos tutores e da equipe da UAB por estar formando estes novos profissionais e fico muito feliz por ver meu colega de ensino médio Manoel João recebendo seu diploma hoje”, disse o prefeito Júlio Florindo. “Como gestor estou muito satisfeito em fazer parte desta cerimônia de formatura da primeira turma da UAB. Queremos ser reconhecidos como um grande polo universitário, pois já somos reconhecidos no Brasil e no exterior por ser sede da primeira faculdade indígena da América Latina”, acrescentou.

O reitor do IFMT José Bispo Barbosa disse que estar em Barra do Bugres era um privilégio e que a educação à distância é muito mais difícil que a presencial, pois exige bastante dedicação dos alunos. “Nossa grande preocupação é com a qualidade e nos últimos 5 anos estamos em primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, enfatizou Barbosa.

O polo presencial da UAB de Barra do Bugres, mantido pela Prefeitura, oferece diversos cursos, entre eles de pedagogia, letras, química, educação física e administração pública.
Imprimir