Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Nova diretoria da Fapemat é empossada

Da Redação C/Assessoria

Tomaram posse na manhã de hoje (12), o novo presidente da Fundação de Amparo às Pesquisas do Estado de Mato Grosso, João Carlos de Souza Maia, e a nova diretora Científica e Tecnológica da instituição, Solange Maria de Barros Ibarra Papa.  Eles tomam posse com a proposta de realizar um trabalho em consonância com o MT+20 (Plano para desenvolvimento de Mato Grosso nos próximos 20 anos), visando o desenvolvimento científico e tecnológico, 

A solenidade foi prestigiada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Roberto Novacki; pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro; pela secretária-adjunta de Ciência e Tecnologia, Adriana Correa da Costa A. Leão Monteiro, e por servidores da Fapemat e Secitec. Durante o evento, o novo presidente destacou que pretende concretizar ações baseadas na política de governo. 

A meta é fazer da ciência e tecnologia um marco para o desenvolvimento regional sustentável. “Vamos associar a Fapemat ao programa MT+20, promovendo o apoio à pesquisa científica, inovação tecnológica, formação dos pesquisadores e divulgação dos resultados científicos”, destacou. A diretora Científica e Tecnológica, Solange Papa, assegurou que dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela instituição e promoverá avanços no que for possível. “Acreditamos que à medida que dermos visibilidade para a Fapemat, estendendo-a a todo o Estado, atenderemos aos anseios da sociedade”, ressaltou a nova diretora.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, assegurou que a Secitec irá desenvolver um trabalho em sintonia com a Fapemat em prol do desenvolvimento regional sustentável. “Vamos estimular a realização de pesquisas científicas em áreas de interesse do nosso Estado e investir na formação de nossos professores com programas de mestrado e doutorado”, afirmou o secretário.

Representando o Governador Blairo Maggi, o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Roberto Novacki, destacou que a ciência e tecnologia exercem papéis de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do Estado. Ele citou como exemplo a questão do meio ambiente. “Se quisermos manter o conforto e a comodidade dos dias atuais, não podemos abrir mão da pesquisa. Acreditamos que será através do conhecimento científico que iremos contribuir para o desenvolvimento sustentável não só de Mato Grosso, mas do mundo”, disse.

FORMAÇÃO

 João Carlos de Souza Maia possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas.

Solange Maria de Barros Ibarra Papa é professora na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), é mestre em Educação Pública, com doutorado em Lingüística Aplicada
Imprimir