Imprimir

Notícias / Brasil

PF vai investigar site de notícias falsas com declarações atribuídas a ministra

Terra

 O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou nesta quarta-feira à Polícia Federal a abertura de inquérito sobre a notícia com declarações falsas atribuídas à ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. A matéria foi publicada no blog de notícias falsas "Joselito Müller - jornalismo destemido" na terça-feira.

Sob o título "Maria do Rosário se comove ao ver vídeo de assaltante baleado", a notícia traz declarações falsas da ministra acerca de um vídeo publicado na internet no qual um policial militar atira em um assaltante que roubava uma motocicleta em São Paulo. Entre as frases atribuídas à ministra estão: "Tem que ser levado em consideração o fato de que essas pessoas, que não tiveram oportunidade de estudar, trabalhar e receber salários dignos, adquiri bens, são, na verdade, vítimas da sociedade. Por isso acabam enveredando para esse chamado 'mundo do crime'" e "É necessário compreender que quando uma pessoa dessas, vítima do capitalismo selvagem, atira em alguém, fomos nós que lhes demos a arma e a municiamos".

Em nota, a Secretaria de Direitos Humanos afirmou que pediu à PF “criteriosa investigação e responsabilização dos autores da notícia mentirosa”. “Da mesma forma, estamos solicitando à empresa que hospeda o site que retire o conteúdo difamatório do ar”, diz o comunicado.

“Sou defensora plena da liberdade de expressão, mas a manipulação é inadmissível”. O blog inventou declarações da ministra sobre o caso de um assaltante que foi baleado por um policial. “No caso específico, minha opinião é clara: o policial agiu dentro da lei”, disse a ministra por meio da nota.
Imprimir