Notícias / Economia
Mercado publicitário sofrerá forte retrocesso em 2009, diz pesquisa
Folha On Line
A agência de consultoria de meios de comunicação GroupM, filial do grupo publicitário britânico WPP, anunciou nesta quinta-feira uma previsão de retrocesso do mercado publicitário mundial de 5,5% em 2009, antes de uma recuperação modesta em 2010, a -1,4%.
Segundo um relatório que cobre 70 países, os investimentos publicitários mundiais chegarão neste ano a US$ 417 bilhões líquidos.
Em 2010, a GroupM prevê uma leve melhora, com uma queda limitada a 1,4%, o que representaria US$ 411 bilhões em investimentos.
Vítima direta da crise econômica, o mercado publicitário mundial pode ter um péssimo ano em 2009. As previsões mais recentes da agência ZenithOptimedia, filial do grupo publicitário francês Publicis, apontam uma contração de 7% em 2009, antes de uma recuperação em 2010 (1,5%).
Segundo o GroupM, os Estados Unidos serão a exceção, com um mercado em queda de 4,3% em 2009 e de 6,5% em 2010.
Para o GroupM, os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) devem estimular a recuperação.
O vencedor da crise será a internet, já que os investimentos em publicidade digital representarão 15% do total em 2010, contra 10% em 2007.