Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

IBM e hospital criam software 3D para fichas médicas

Terra

Médicos do hospital Thy-Mors, na Dinamarca, e a IBM desenvolveram software para registro de pacientes que utiliza um modelo tridimensional de computador sobre a anatomia humana a fim de visualizar as informações médicas sobre o paciente.

O novo software deve dar aos médicos uma visão melhor do histórico do paciente e economizar tempo considerável para o hospital nas buscas em sistemas de registro. "Se você precisa apenas de informações sobre o coração, clica sobre ele e recebe a informação diretamente", disse Kurt Nielsen, diretor do hospital, em entrevista por telefone nesta terça-feira. "Pode-se obter um panorama rápido sobre o histórico de saúde do paciente", afirmou.

O software foi projetado para funcionar com diferentes tipos de registros eletrônicos de pacientes e para retirar informações desses sistemas extensos e ocasionalmente complexos e exibi-las por meio de uma interface fácil de utilizar.

No modelo do corpo, setas indicam as áreas tratadas, e um clique do mouse sobre uma seta ou porção do corpo específica obtém automaticamente a informação médica relevante, incluindo medicação usada no passado e atualmente, e diagnósticos.

"Nós vamos usar o sistema. No piloto, o testamos com sistemas reais de dados de pacientes, e agora temos um teste clínico em curso. O método pode ser adaptado para uso em qualquer lugar no qual exista um sistema eletrônico de fichas médicas", disse Nielsen.

A IBM e sua parceira de negócios Nhumi Technologies, criada pela IBM Research, colaborarão na comercialização da tecnologia e planejam colocá-la à venda na Holanda, Suíça, Escandinávia e em outros países, por meio de parceiros.

A ferramenta também deve propiciar melhora no diálogo entre médicos e pacientes ao permitir que os médicos ilustrem partes relevantes do corpo no modelo.

"Acreditamos que esse seja um importante benefício adicional. Nossa opinião é a de que parte do tempo economizado pelo hospital será usado para um melhor diálogo com os pacientes", disse Peter Lundkvist, diretor de vendas da Nhumi Technologies.

Imprimir