Imprimir

Notícias / Esportes

Bruno Senna pilota McLaren do 1º título de Ayrton em festival inglês

Folha Online

O brasileiro Bruno Senna, sobrinho do tricampeão de F-1 Ayrton Senna, pilotará neste final de semana, no Festival de Goodwood, na Inglaterra, a McLaren-Honda MP4/4, carro que foi conduzido por seu tio na conquista de seu primeiro título mundial, em 1988.

O evento, realizado no circuito de Goodwood, reunirá diversos modelos esportivos históricos que correram na F-1 e também deverá contar com a presença dos ingleses Jenson Button e Lewis Hamilton.

Bruno, que busca uma vaga para ingressar na categoria em 2010, foi convidado pela própria McLaren para pilotar o carro na sexta-feira e no sábado. Na última semana, o brasileiro de 26 anos foi à fábrica da escuderia para fazer ajustes no banco do carro, da época em que a F-1 permitia motores turbo.

"Dirigir esse carro empurrado por uma monstruosidade como esse motor turbo será uma grande experiência para mim", disse Bruno.

"Um F-1 daquele tempo não é muito similar a um F-1 atual, e Goodwood também não é exatamente uma pista de GP. Mas estou certo que este final de semana vai aguçar novamente meu apetite pela categoria", comentou.

Não é a primeira vez que Bruno participa desse tipo de evento: em outubro de 2004, dez anos após a morte de Ayrton, o piloto guiou no autódromo de Interlagos a Lotus 98T utilizada pelo tio na temporada 1986.

História

Com o MP4/4, em 1988, Ayrton Senna conquistou o primeiro de seus três títulos na F-1 superando o companheiro de equipe, Alain Prost, que foi vice. Com os dois, a McLaren venceu 15 das 16 corridas do ano, sendo oito delas com Senna e sete com Prost.

Projetado por Gordon Murray e Steve Nichols, o carro de Senna e Prost era praticamente imbatível. Foi o primeiro ano da Honda na McLaren, com seu potente motor V6 turbo, na última temporada em que a F-1 permitiu que as equipes utilizassem o turbocompressor, proibido para a temporada de 1989.

A McLaren encerrou 1988 com o recorde de maior número de vitórias e poles em uma temporada (15), marcas que acabaram igualadas ao longo dos anos.
Imprimir