Imprimir

Notícias / Política MT

Silval usa primeira inauguração da Copa para rebater pessimistas, desabafar e deixar porta aberta para candidatura

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

“Teve gente que brigou até por causa da poeira. Teve quem ingressou na Justiça para paralisar as obras. E outros pessimistas disseram que nada sairia do papel. Mas nunca dei ouvidos, porque estou focado”. O desabafo partiu do governador Silval Barbosa (PMDB) durante as inaugurações das três primeiras obras da Copa do Pantanal Fifa 2014, na Avenida Quidalguro Fonseca e da ponte Professor Benedito Figueiredo, ligando o Praeirinho ao Coophema e São Gonçalo Beira-Rio.

Durante 37 minutos, Silval fez um apanhado do que considerou importante e, de quebra, deixou no ar a possibilidade de uma candidatura ao Senado, nas eleições de 2014. E chegou a arrancar lágrimas da sua esposa, primeira-dama Roseli Barbosa, secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas), ao agradecer à família por suportar a sua ausência, em momentos importantes. Logo, uma assessora discretamente entregou lenços à primeira-dama.

Ele agradeceu também à população por suportar com reclamações mínimas os transtornos provocados pelas obras da Copa do Pantanal. “É um povo amável. Um povo amado, que reconhece que o sofrimento atual é para melhorar a vida de todos, no futuro”, destaca Barbosa.

No desabafo, Silval Barbosa falou de avanços em saúde e educação e, também, da greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso, cujos servidores realizaram um pequeno protesto, no início da cerimônia.

Sobre o Detran, Barbosa lembra que o governo repassou R$ 36 milhões para custeio, neste ano. Ele argumenta que, das seis reivindicações dos grevistas, o governo atendeu cinco. “É certo que existe o livre direito de reivindicar, mas não se pode radicalizar a esse ponto”, justifica.

“Nós aumentamos em 396 o número de leitos públicos e determinamos a quitação dos débitos com todas as prefeituras de Mato Grosso”, aponta. Ele observa que após seis anos paralisadas, as obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller, com 255 leitos, voltaram a ter celeridade

Na educação, Silval pede para que os mato-grossenses comemorem, porque, a partir de 2018, os professores da rede pública estadual terão o maior piso salarial do Brasil. “Além disso, em três anos convocamos 10.400 servidores aprovados em concurso público, do total atual de 36 mil da Secretaria de Educação”, pontua ele.

Silval disse que, até a Copa do Pantanal Fifa 2014, estarão entregues praticamente todas as obras da Copa do Pantanal. Ele deixou em aberto a data de inauguração apenas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o CPA-I (Morada da Serra) e o Tijucal (Coxipó). O restante estará entregue até fins de março de 2014.

“Temos um cronograma e creio que, dentro das condições [climáticas, jurídicas e financeiras], estamos cumprindo-o”, completa Silval.
Imprimir