Imprimir

Notícias / Cultura

Oficina de musicalização valoriza símbolos mato-grossenses

Da Assessoria/ Ascom Barra dos Bugres

 A viola de cocho, instrumento musical reconhecido como patrimônio nacional, além do ganzá e mocho de siriri, serão usados durante a oficina de formação de musicalização, que inicia no dia 8 de novembro, às 19 horas, na Escola Estadual Júlio Müller, em Barra do Bugres.

A abertura da oficina de musicalização viola de cocho ganzá e mocho de siriri ocorreu no dia 25 de outubro e contou com a presença do professor do curso Tomaz Floriano (Cuiabá), do artesão e mestre Alcides Ribeiro dos Santos, o proponente do projeto Rosalino Aluísio Magalhães, os secretários de Gabinete, Arthur José Franco Pereira (representando o prefeito Júlio Florindo), e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jorge Piassa Filho, entre outros.

Para Tomaz hoje a viola de cocho, o mocho, o ganzá, o siriri e o cururu são o que há de mais puro e representativo de Mato Grosso. “Eles são símbolos do Estado e o Alcides irá receber um prêmio do Ministério da Cultura pelo reconhecimento de sua luta em defesa desta arte”, frisou Floriano.

A oficina é uma oportunidade de aprendizado e também para conhecer sobre a cultura de Mato Grosso. “A viola de cocho me proporcionou divulgar o instrumento em vários estados brasileiros. Hoje existem pessoas tocando MPM na a viola de cocho e divulgando o instrumento, um deles é o Daniel de Paula”, comentou Santos. “Tive a honra de aprender com Alcides e que todos possam aprender um pouco a tocar a viola de cocho”, disse Magalhães.

Daniel de Paula nasceu em Tangará da Serra, mora em Cuiabá, é violeiro graduado em música, especialista em antropologia cultural e pesquisador da viola de cocho.

A oficina de musicalização conta com apoio da Prefeitura de Barra do Bugres, por meio do Departamento de Cultura, e da Escola Estadual Júlio Müller. “Este projeto é muito importante para a cidade e uma forma de valorizar e preservar a cultura mato-grossense. As iniciativas voltadas à cultura tem o apoio da administração e do prefeito Júlio Florindo”, destacou o secretário de Governo.
Imprimir