Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Fortunati envia ofício a autoridades russas pedindo soltura de brasileira

RBS TV

 O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, enviou um ofício às autoridades russas pedindo a libertação da ativista gaúcha Ana Paula Maciel, presa no país desde setembro, depois de um protesto do Greenpeace. Fortunati é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade que assina o documento.

Os detidos tiveram a prisão preventiva decretada sob a acusação de pirataria, no entanto, a denúncia foi diminuída para vandalismo. A intenção do documento é reforçar o apelo pela soltura dos ativistas, intermediada também pelo chefe do Executivo da cidade polonesa de Gdansk, Pawel Adamowicz.

No ofício, Fortunati destaca que “o ativismo é saudável e necessário”. O prefeito defende que “os ativistas sejam compreendidos e julgados apenas pela coragem e capacidade de defender seus ideais”.

Os ativistas do Greenpeace, entre eles Ana Paula, permanecem detidos desde o dia 19 de setembro, após a embarcação em que estavam ter sido apreendida pela guarda-costeira russa enquanto protestavam contra a exploração de petróleo no Ártico.

O Tribunal Internacional do Direito do Mar (ITLOS, sigla em inglês) vai se manifestar no dia 22 sobre a reivindicação da Holanda contra a detenção por parte da Rússia dos ativistas do Greenpeace que viajavam na embarcação Arctic Sunrise.

A Corte, instância máxima internacional em Direito do Mar, decidiu se posicionar após ouvir as alegações da parte litigante, assim como alguns testemunhos do Greenpeace na ausência da Rússia, que não reconhece a competência do tribunal para o caso.
Imprimir