Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma é recebida por Humala em visita oficial ao Peru

G1

 A presidente Dilma Rousseff foi recebida nesta segunda-feira (11) em Lima pelo presidente Ollanta Humala para uma visita oficial de um dia ao Peru. Os dois presidente assinarão acordos de cooperação nas áreas de infraestrutura e comércio e discutirão temas de interesse regional.

Dilma também participará de um fórum de negócios com empresários brasileiros e peruanos, que avaliarão possibilidades de investimento nos dois países.

Pelo microblog Twitter, Dilma afirmou que nos últimos dez anos o investimento brasileiro no Peru cresceu quatro vezes e atualmente soma US$ 6 bilhões, por meio de mais de 70 empresas.

"Com o presidente Ollanta Humala vou conversar sobre aumento da nossa cooperação, integração de nossas cadeias produtivas, infraestrutura, políticas sociais e questões regional, com destaque para a Unasul [União de Nações Sulamericanas]", disse a presidente por meio do microblog.

Entre os acordos a serem assinados por Dilma e Humala estão o de compartilhamento de dados da rede de telecomunicações na região fronteiriça. Na prática, o compartilhamento possibilitará que não seja cobrado roaming internacional nas ligações de celular entre cidades na fronteira entre os dois países.

Outro tema a ser debatido são as possibilidades de integração de transportes, seja por meio de rodovias ou ferrovias. Em 2011, foi inaugurada a Rodovia Interoceânica, que liga Porto Velho (RO) a dois portos importantes no Peru e, só entre janeiro e setembro de 2013, o comércio cresceu 9% em relação ao ano anterior entre as duas nações. Devem ser debatidas iniciativas semelhantes.

Antes de deixar o Peru, no final da tarde, Dilma será recebida pela prefeita de Lima, Susana Villarán, que organizou uma cerimônia para entregar a chave da cidade à presidente brasileira.
Henrique Alves

Com Dilma no Peru e o vice-presidente Michel Temer nos Emirados Árabes, assumiu interinamente a Presidência da República o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A previsão é de que Dilma chegue a Brasília às 21h30.

Segundo a assessoria de Henrique Alves, a agenda será "low profile". Não tem compromissos marcados até o final do dia. Até às 12h30, o presidente interino havia recebido o secretário-executivo da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e o secretário-geral da Câmara dos Deputados, Mozart Vianna. O assunto dos encontros não foi divulgado.
Imprimir