Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Contagem de carboidratos deve revolucionar tratamento de diabetes tipo 1

Da Assessoria/Prefeitura de Rondonópolis

 A contagem de carboidratos no cardápio diário – classificada como a melhor maneira dos pacientes com diabetes tipo 1 se alimentarem – deve revolucionar o tratamento da doença em Rondonópolis. Pelo menos essa é a expectativa do médico endocrinologista, Arthur Emílio Vieira Leite de Figueiredo, que aposta nas chances de redução da dose de insulina e diminuição de hipoglicemia e de ganho de pesos, além de maior compensação.



Arthur Figueiredo que é vice-presidente da Associação Rondonopolitana de Assistência aos Diabéticos – Arad, explica que com essa medida é possível evitar complicações crônicas, como cegueira, insuficiência renal, infarto e Acidente Vascular cerebral – AVC (derrame). “Com este método vamos personalizar o tratamento e garantir mais qualidade de vida aos pacientes”, avalia.



A direção da Arad firmou parceria com a Secretaria de Saúde do Município para oferecer o Curso de Contagem de Carboidrato aos pais de crianças com diabetes tipo 1 que recebem assistência no Centro de Especialidades e Apoio ao Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas. A aula ministrada pela nutricionista Margareth Zaiden teve início na manhã do sábado (9) e prosseguiu até as 15 horas.



A presidente da entidade e endocrinologista/ pediatra, Ana Cláudia Amaral Vilela, explica que com o curso, pais e pacientes vão aprender a melhor maneira de se alimentarem. A Arad que foi criada no dia 5 de dezembro de 2012, conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha para orientar crianças e adultos com diabetes.



O curso reuniu crianças com diabetes tipo 1, pais e profissionais da equipe técnica do Departamento de Ações Programáticas, no Clube Gaivotas, localizado às margens da rodovia BR-364. A atividade faz parte da programação que marca o Dia Mundial do Diabetes, instituído no dia 14 de novembro.

Imprimir