Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Meias de compressão podem evitar varizes e reduzir inchaço nas pernas

Bem Estar

  Quando você tira os sapatos no fim do dia, suas pernas ficam com as marcas das meias? Essa situação é bastante comum e pode significar um inchaço, que é o resultado da falta de retorno venoso, ou seja, a dificuldade de o sangue subir e chegar ao coração. Como explicou o cirurgião vascular Pedro Puech no Bem Estar desta quinta-feira (14), as pernas podem inchar por vários motivos, como problemas cardíacos ou reinais, obesidade, doenças cardíacas e principalmente por causa da dificuldade de bombeamento de sangue na panturrilha.

Segundo o ginecologista José Bento, alterações hormonais também podem aumentar o risco de varizes e inchaço nas pernas e, por isso, esses problemas são mais comuns nas mulheres. No entanto, para quem tem tendência, existem alguns fatores que podem diminuir o inchaço e até prevenir varizes, como as meias de compressão. O ideal, porém, é comprar a meia apenas com a indicação médica e em lojas especializadas, que medem a circunferência do tornozelo, da panturrilha e das coxas. De maneira geral, a meia de compressão suave é usada para prevenir problemas como varizes e vasinhos; a média é indicada para quem já tem varizes ou trombose; já a meia de alta compressão ajuda a tratar inchaços muito fortes ou problemas linfáticos mais graves.

Além do uso da meia, atividade física, dieta com pouco sal e drenagem linfática também podem diminuir o inchaço nas pernas. O cirurgião acrescenta ainda que colocar as pernas para cima e movimentar a panturrilha caso o paciente fique muito tempo sentado ou em pé também são bons hábitos.
Imprimir