Imprimir

Notícias / Cidades

Comércio deve funcionar com mais de 50% do efetivo durante o feriado desta sexta-feira

Da Redação - Max Aguiar

No feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira, 15, o comércio deve funcionar com mais de 50% do efetivo em Cuiabá. Além disso a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) estima que as lojas com filiais nos bairros funcionem normalmente; sendo confirmadas Decorliz, Riachuelo, Mundo Festas, Todimo, City Lar, América Jeans, Moda Verão, entre outras. 

PRF prepara ações para evitar acidentes no feriado prolongado da República
Viajar antes e voltar no meio do feriado ajudam a economizar no 15/11

A avaliação a ser feita pelos lojistas é o quanto conseguirão atrair de pessoas para as ruas e as compras, compensando as despesas com o expediente. Viagens de curta distância ficam favorecidas no dia 15 de novembro, que é uma sexta-feira. "Muitas pessoas se deslocam de outras cidades de Mato Grosso para a capital para fazer compras", lembra João Rosa.

A CDL Cuiabá informa ainda que os estabelecimentos comerciais que abrirem deverão atentar-se aos critérios trabalhistas. “A remuneração do dia de trabalho dos empregados envolvidos nos feriados será em dobro, incluída as comissões de vendas (a serem calculadas pela média mensal), acrescida da concessão de folga compensatória a ser concedida dentro do prazo de até 30 dias após o feriado trabalhado, conforme escala elaborada e divulgada até sete dias corridos após o feriado”.

Os feriados civis e religiosos nos quais não está autorizado o funcionamento do Comércio da capital mato-grossense são: 1º de janeiro; Sexta – feira Santa; 1 de Maio (Dia do Trabalho); 2 de novembro (Dia de Finados) e 25 de dezembro (Natal).
Imprimir