Imprimir

Notícias / Cidades

Após quase 30 dias de greve e protestos, Detran retoma atividades na segunda-feira

Da Redação - Patrícia Neves

Após quase 30 dias de paralisação, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito deliberaram pelo fim da greve. As atividades serão retomadas na segunda-feira (18). O desfecho do movimento paredista deu-se após um protesto, que terminou com a prisão de um servidor e com uma reunião envolvendo a categoria e a Secretaria de Administração do Estado (SAD), realizada na quinta-feira.

Após prisão por desacato, servidores do Detran e SAD debatem greve na manhã de hoje
Presidente do Detran-MT critica manifestação que resultou em prisão de servidor por desacato

A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT, Veneranda Acosta, irá conceder coletiva na segunda(18), às 9h, na sede do Sindicato da Polícia Civil ao lado do Hospital do Câncer na Avenida Rubens de Mendonça para falar do desfecho da greve.

Na pauta de solicitações ao governo, o Sindicato cobrava melhorias no sistema do DetranNet, a reestruturação organizacional da autarquia com a redução de cargos comissionados e a destinação de 50% para serem exercidos por servidores efetivos, o que gerará uma economia de aproximadamente R$ 3 milhões anuais; devolução de servidores cedidos para o Detran por prefeituras e outras secretarias que estão ocupando vagas de candidatos classificados; outro concurso público para profissionais não contemplados no último concurso; revogação da lei complementar que terceiriza o setor de vistoria veicular/ambiental.

Dentre as medidas adotadas pela autarquia possibilitando o encerramento do movimento, o governo realizou a contratação de mais técnicos para o desenvolvimento do trabalho no setor de informática, além da devolução de servidores de pastas distintas ao órgão reduzindo os cargos comissionados.
Imprimir