Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Volkswagen enfrenta recall global de 1,7 milhão de veículos

O Globo

 A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira o recall mundial de quase 1,7 milhão de carros - veículos esportivos utilitários e picapes -, sendo que cerca da metade do total de automóveis se encontra na China, o maior mercado da montadora. No Brasil, os proprietários de 54.703 Amorok, anos-modelo 2011, 2012 e 2013, e de 7.921 Tiguan, anos-modelo 2009, 2010 e 2011, terão de voltar às concessionárias a partir do dia 19 para reparo em seus veículos.

A Volkswagen do Brasil está convocando os proprietários da pick-up Amarok com números de chassis - para instalação de componentes de fixação e isolação nas tubulações de combustível. A empresa constatou que, em função de vibrações e eventual atrito entre tubulações de combustível, há possibilidade de ocorrência de fissuras nestas tubulações, o que pode ocasionar vazamento e, nesse caso, risco de incêndio do veículo. O tempo de execução será de aproximadamente uma hora.

Os proprietários do Tiguan - chassis - deverão ir a uma concessionária da marca para substituição de um fusível da central elétrica por possibilidade de falha no revestimento superficial do fusível, o que pode levar ao seu rompimento, afetando parcialmente o sistema de iluminação externa do veículo e comprometendo a visibilidade, com riscos de acidente. O tempo de execução será de aproximadamente 20 (vinte) minutos.

A sede da VW na Alemanha disse nesta quinta-feira que cerca de 800 mil Tiguans fabricados entre o começo de 2008 e meados de 2010 passarão por recall por riscos de mau funcionamento parcial dos faróis. O grupo também disse que fará o recall de 239 mil unidades de sua picape Amarok em todo mundo por possíveis vazamentos na tubulação de combustível. A medida afeta unidades fabricadas entre 2010 e junho de 2013.

Já a unidade chinesa da VW disse nesta quinta-feira que 640.309 veículos serão chamado para um recall a partir do dia 25 para trocar o óleo em caixas de câmbio de dupla embreagem e 7 marchas, sem especificar os modelos afetados. O recall foi anunciado um dia depois de a agência de supervisão de qualidade da China divulgar que 207.778 SUVs compactos Tiguan, uma dos três modelos mais vendidos pela montadora globalmente este ano, seriam retirados do mercado chinês.
Imprimir