Imprimir

Notícias / Brasil

Umbandistas comemoram os 105 anos da religião

Extra

A umbanda comemora, nessa sexta-feira, 105 anos de fundação. E para festejar, pelo menos 400 umbandistas, de 15 terreiros diferentes, estão reunidos em São João de Meriti. Uma festa organizada pelo Movimento Umbanda do Amanhã (Muda) que acontece pelo sétimo ano consecutivo. O Dia Nacional da Umbanda foi oficializado no ano passado pela presidente Dilma Rousseff.

A religião é apontada como uma das únicas genuinamente brasileira. Nasceu em 1908, numa tenda espírita em São Gonçalo, que até aquele ano se dedicava ao espiritismo, nos moldes pregados pelo francês Allan Kardec. A Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade funcionava no bairro de Neves e, naquele ano, o médium Zélio Fernandino de Moraes recebeu o Caboclo das Sete Encruzilhadas. A entidade deu ao médium a missão de fundar sete centros da nova religião, que foram instituídos entre 1930 e 1937.

- Hoje, é um momento de confraternização, mas acima de tudo de fortalecimento da nossa fé. Estamos unidos contra a intolerância religiosa. Precisamos exigir de nossos governantes o tratamento igualitário de todas as religiões, pois o estado é laico. A umbanda nasceu no Brasil e deve ser respeitada como religião e como parte da cultura brasileira - defende o presidente do Muda, Marco Xavier.

A reunião acontece no templo Casa da Cláudia, no Centro de São João de Meriti.
Imprimir