Imprimir

Notícias / Esportes

Mesmo com gripe suína, Conmebol mantém sede da final da Libertadores

Folha Online

Apesar dos cerca de 100 mil casos de gripe suína estimados pelo ministro da Saúde da Argentina, Juan Manzur, a Conmebol confirmou nesta sexta-feira que La Plata será mantida como palco da primeira partida da final da Taça Libertadores da América.

Estudiantes-ARG e Cruzeiro começam a decidir o principal torneio interclubes do continente na próxima quarta-feira, na cidade argentina. O segundo jogo está marcado para o dia 15 de julho, em Belo Horizonte.

"Nos desculpem pela situação que o país está atravessando, mas as datas são essas. Todas as precauções serão tomadas para que o jogo seja disputado com em um bom ambiente", disse o vice-presidente do Estudiantes, Marcelo Malaspina.

A Argentina tem 2.800 casos confirmados em laboratório de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). Até agora, 44 pessoas morreram em decorrência da doença. A imprensa local já eleva o número de vítimas para 55.

La Plata é a capital da Província de Buenos Aires, a mais atingida pela pandemia. A região decretou na quarta-feira emergência sanitária devido ao avanço da doença.

Sintomas


A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Imprimir