Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cuiabá registra aumento no caso de soros positivos entre adolescentes nos últimos cinco anos

Da Redação - Vanessa Alves

Campanhas e atividades voltadas sobre a prevenção e diagnostico do HIV serão realizadas pela prefeitura de Cuiabá no Dia Mundial de Luta contra a Aids que será no dia 1º de Dezembro. De acordo com dados Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) a capital de Mato Grosso, nos últimos cinco anos, os números de soros positivos teve um aumento, principalmente entre os adolescentes.

Leia mais Jovem mobiliza comunidade para 2ª etapa de Campanha de Medula Óssea


Segundo o Sinan, foram registrados casos da doença entre jovens de 10 a 19 anos, na maior parte do sexo masculino. De janeiro a outubro deste ano foram registrados 142 novos casos de HIV positivos entre jovens e adultos somente em Cuiabá.

Houve um aumento também das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Foram registrados 50 casos de AIDS e 328 casos de hepatites B e C entre adolescentes.

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids é no dia 1º de dezembro, porém as atividades serão realizadas na última semana de novembro, entre os dia 25 a 29. Os Centros de Testagem e Aconselhamentos (CTAs) de Cuiabá que participaram da campanha serão: Policlínicas do Coxipó, Verdão, Pascoal Ramos e na Clínica da Família do CPA. Atividade como teste rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, palestras, prevenção exclusivamente para os adolescentes serão realizada durante toda semana. A equipe do Programa DST/Aids e Hepatites da Secretária Municipal de Saúde fará palestra na Escola Estadual Nilo Póvoas na próxima quarta-feira (27).
Imprimir