Imprimir

Notícias / Brasil

No Brasil, príncipe das Astúrias terá agenda de caráter econômico

EFE

 O Brasil recebe amanhã, segunda-feira, o herdeiro da Coroa espanhola, Felipe de Bourbon, que protagonizará um intenso programa de dois dias de caráter "eminentemente econômico", informou o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha.

O Príncipe das Astúrias, acompanhado pelo Secretário de Estado de Cooperação Internacional e para região ibero-americana, Jesús García; o Secretário de Estado de Comércio, Jaime García-Legaz; e a Diretora geral do Turespaña, Marta Blanco, visitará São Paulo com o objetivo de estimular a colaboração empresarial entre os dois países.

O Príncipe Felipe inicia sua agenda oficial no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo regional, onde se reunirá com o governador do estado de São Paulo, Gerarldo Alckmin, em um encontro que deve durar cerca de uma hora. Em seguida, o herdeiro da Coroa espanhola se reunirá com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede do Instituto Lula, fundação criada em 2010 pelo petista para promover a integração latino-americana.

Posteriormente, Dom Felipe de Bourbon se irá ao Centro de Cultura Judaica para comparecer à reunião promovida pelo Turespaña com a comunidade judaica brasileira para fomentar o turismo. A agenda de terça-feira está baseada no Fórum de Investimentos e Cooperação Empresarial Espanha-Brasil, organizado pelo Instituto Espanhol de Comércio Exterior (Icex), em parceria com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

No fórum, no qual discursarão representantes de organizações empresariais de ambos países, também estará presente o ministro brasileiro da Micro e Pequena Empresa e vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. A reunião, que pretende oferecer "oportunidades de parceria e alianças ao empresariado brasileiro em vários setores econômicos", contará com a presença de 48 empresas espanholas, 23 das quais querem encontrar um parceiro local com o qual desenvolver seus projetos e investimentos no país.

Essas 23 companhias têm programada uma agenda de reuniões bilaterais, nos dias 26 e 27, com 160 industriais brasileiros, selecionados de acordo com os interesses de ambas as partes e que atuam nos mesmos setores econômicos.

A jornada continuará com um almoço organizado pelo jornal "El País", que lançará sua nova edição digital em português, em um evento onde estarão presentes o diretor do jornal, Javier Moreno, e o presidente-executivo do Grupo Prisa, Juan Luis Cebrián. O programa oficial da viagem concluirá com o jantar de apresentação da Fundação Conselho Espanha-Brasil, que será presidida pelo Príncipe
Imprimir