Imprimir

Notícias / Esportes

Seminário discute inclusão da mulher no esporte e lazer

Da Assessoria/ SEEL-MT/Ministério do Esporte

O estímulo à inclusão do público feminino nas competições foi tema do Seminário Nacional Mulheres, Esporte e Lazer e Políticas Públicas, realizado dia 21 de novembro, em Brasília. A assessora especial da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), Janete Carvalho, representou o órgão no evento e ressalta a importância da discussão. “É fundamental pensar em políticas públicas para melhorar o acesso das mulheres ao esporte e lazer. Em Mato Grosso, por exemplo, temos muitos atletas de destaque, mas a participação do público feminino ainda é pequena porque elas não conseguem romper a barreira cultural”.

O seminário foi promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Ministério do Esporte. O Plano Nacional de Políticas para as Mulheres foi citado de exemplo para inspirar a elaboração e inserção de políticas de esporte e lazer nos planos estaduais e municipais. De acordo com Janete, os participantes voltaram otimistas sobre a implantação de projetos regionais sobre o tema, uma vez que o evento representa a soma de esforços de diferentes órgãos para colocar em prática o que foi discutido.

Ela ressaltou que o seminário permitiu a troca de experiência e conhecimento entre gestores públicos, pesquisadoras, atletas e ex-atletas. Janete acrescentou que o evento atingiu o objetivo de dar mais visibilidade ao conhecimento acumulado sobre a questão das mulheres no esporte e lazer, e aprofundar a análise sobre o tema.

Foram debatidos temas como “Políticas Públicas de Esporte e Lazer: cidadania, qualidade de vida, desenvolvimento humano e inclusão social para as mulheres brasileiras”; “Esporte de Alto Rendimento e Profissionalização, Igualdade de Condições e de Oportunidades para Mulheres e Homens”; “Esporte e lazer: desafios e oportunidades para as mulheres”.
Imprimir