Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Trinta e oito cubanos chegam a Goiás para atuar no programa Mais Médicos

G1

 Trinta e oito profissionais cubanos selecionados pelo programa Mais Médicos, do governo federal, desembarcaram na tarde deste sábado (30) no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Eles vão atuar em 26 municípios das regiões norte e nordeste do estado.

Os médicos estavam em Brasília, onde receberam informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e fizeram aulas de português. Neste sábado, foram trazidos para a capital em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em Goiânia, os profissionais foram recebidos pelo subchefe de Assuntos Federativos (SAF), da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Olavo Noleto Alves. Agora, os médicos passarão uma semana conhecendo a realidade da saúde pública local e, na próxima sexta-feira (6), ficarão sabendo quais são as cidades em que vão trabalhar.

De acordo com o Ministério da Saúde, os 38 médicos se somam aos 150 que já estão em atividade em 48 cidades goianas pelo Mais Médicos.

Outros estrangeiros
Após um mês aguardando autorização, médicos estrangeiros começaram a trabalhar nas cidades goianas do Entorno do Distrito Federal, na segunda-feira (25). No total, 41 profissionais atuam na região, o que representa 72% dos profissionais encaminhados para o estado na segunda etapa do programa.

As cidades do Entorno do DF que mais receberam profissionais foram Novo Gama, Luziânia e Planaltina de Goiás, com oito médicos. Na sequência, com sete profissionais, está Formosa. Valparaíso de Goiás recebeu o reforço de três profissionais. Santo Antônio de Goiás e Cristalina receberam dois médicos cada uma. Já Cidade Ocidental, Águas Lindas de Goiás e Mimoso de Goiás receberam um médico cada.
Imprimir