Imprimir

Notícias / Política MT

Júlio Pinheiro e Chico 2000 disputam mandato tampão na Câmara de Cuiabá; ambos são da base de Mauro Mendes

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

O novo presidente da Câmara de Cuiabá será eleito na sessão ordinária desta quinta-feira (05), a partir das 8 horas, no plenário das deliberações. Desde antes da renúncia do ex-presidente João Emanuel Moreira Lima (PSD), os dois principais candidatos, vereadores Francisco Silveira Chico 2000 (PR) e Júlio Pinheiro (PTB), já se movimentam nos bastidores e as articulações se intensificaram, principalmente a partir desta terça-feira (03).

Afastado 2 vezes e investigado pelo Gaeco, Emanuel diz que deixa Presidência de forma "honrosa"

O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Onofre de Freitas Júnior (PSB), embora publicamente seja defensor da “harmonia interna”, corre por fora. Ele assegura que, para a eleição, está cumprindo os artigos 25 e 28 do Regimento Interno do Poder Legislativo. “Trata-se do registro de candidaturas e da votação”, justifica ele.

No entanto, a reportagem do Olhar Direto apurou que Onofre Júnior poderia bater o pé para permanecer no cargo, na opinião de alguns juristas, ao firmarem o entendimento de que o Artigo 23 do Regimento Interno assegura ao vice-presidente – e atual presidente em exercício – o direito de permanecer no cargo. Onofre não quis mostrar os pareceres que possuía sobre a interpretação do Artigo 23.

Todavia, diante da turbulência vivida atualmente pela Câmara Municipal, Onofre Júnior optou por cumprir os artigos que tratam de eleições internas. “Eu abri mão, porque o momento é de buscar a unidade. Penso que mais importante do que nomes, são propostas para o Legislativo trabalhar pela população”, justifica o presidente em exercício.

Aparentemente, a renúncia do vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD) do cargo de presidente não surpreendeu aos colegas, mas também não facilitou a unidade interna. Se houve união pela derrubada do ex-presidente, é justamente o que falta para eleger o novo dirigente.

Fonte do Olhar Direto revela que Onofre Júnior espera a divisão Francisco Silveira Chico 2000 com Júlio Pinheiro para conquistar o apoio da maioria dos pares e chegar à presidência, em plenário.
Imprimir