Imprimir

Notícias / Brasil

Protesto contra marginalização de funkeiros acontece em Vitória

G1

  Contra a marginalização dos funkeiros, um grupo protestou em frente a um shopping de Vitória, na tarde deste sábado (7). Os manifestantes fizeram um baile funk, com apresentação de MC's e duelo de danças. Até às 17h20 deste sábado, a ação seguia de forma pacífica. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), aproximadamente 80 pessoas participam do protesto. A Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanham a manifestação.

Segundo a organização, o protesto é denominado "Arrastão Contra o Racismo" e tem o objetivo de contrapor ao episódio ocorrido no último sábado (30), quando a entrada de um grupo de funkeiros foi classificada como um arrastão, no shopping. O tumulto do último sábado causou pânico entre funcionários e clientes das lojas. De acordo com a Sesp, um baile funk clandestino era realizado em um local próximo. Vários jovens que participavam do evento correram ao perceber a presença da polícia e entraram no estabelecimento comercial. As equipes do Batalhão de Missões Especiais (BME) foram encaminhadas ao local.

A manifestação deste sábado foi organizado pelas redes sociais, pelo Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes). O presidente da Associação do Movimento Funk do estado, Édson Ricardo, informou que o protesto não é uma iniciativa da associação, mas a diretoria acompanha a movimentação.

Reivindicações
No evento do protesto, no facebook, o grupo propõe o debate sobre a desmilitarização da Polícia Militar, fim do extermínio da juventude negra, democratização da mídia, valorização da cultura negra, recorte histórico e cultural visando à descriminalização do funk, fim do racismo institucional, a redução da maioridade penal. Eles também pedem uma retratação imediata do Shopping Vitória, o afastamento do comandante da ação, o afastamento do Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e a retratação do Governador Renato Casagrande.
Imprimir