Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Aumenta números de casos de dengue em MT em 2013; ano registra 4 mil casos a mais que 2012

Da Redação - Vanessa Alves

Em 2013, Mato Grosso registrou 44.600 casos de Dengue. De acordo com o Sistema de Informação de Agravo de Notificações (Sinan), 37 ocorrências de óbitos notados, sendo 34 delas confirmados pelo mosquito Aedes Aegypti e três ainda estão em investigação.

Leia mais Casos de dengue crescem 14%; região Norte é líder em vítimas fatais

Os municípios que mais registraram ocorrência do caso foram Sinop com quatro casos de óbito confirmados, Alta Floresta e Campo Novo do Parecis com três, Cuiabá, Juara, Primavera do Leste e Sorriso com duas ocorrências, Aripuanã, Barra do Garça, Cáceres, Campo Verde, Carlinda, Itiquira, Tangará da Serra, Vera, Sapezal, Lucas do Rio Verde, Várzea Grande e Novo São Joaquim com um registro confirmados.

E, ainda estão em investigação três ocorrências nas cidades de Alto Taquari, Lucas do Rio Verde e Nova Xavantina. Nas maiores cidades do estado, foram o que mais registraram casos de dengue.

Na capital, 3.593 casos foram registrados, em Rondonópolis foram 3.217 casos, Sinop 8.429 e Várgea Grande 787 sendo que 107 são casos graves da dengue. Em 2012, as notificações no mesmo período foram de 40.047 casos. O quadro epidemiológico caracteriza-se pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da Dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV4 no Estado.

Para o combate da Dengue

Para evitar a doença e mosquito, a população deve combater com atitudes práticas. Limpar a calha dos telhados e os pratinhos dos vasos de plantas, manter as piscinas limpas e não deixar formar poças de água. Elimine qualquer tipo de material que possa acumular água. Deixar as garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo e mantenha os pneus em locais cobertos para não acumular água, tampe bem às caixas de água e os poços.
Imprimir