Imprimir

Notícias / Turismo

Eder Moraes sugere construção de estátua gigante do Buda para atrair turistas japoneses na Copa

Da Redação - Katiana Pereira

O atual secretário de Articulação Institucional em Brasília, Eder Moraes, pretende apresentar na próxima reunião do staff do governador Silval Barbosa (PMDB) a construção de uma estátua do Buda na região da estrada da Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá).

Em entrevista ao Olhar Direto, o ex-secretário extraordinário da Copa de 2014 em Cuiabá, revelou que esse é um projeto antigo e que foi retomado após o sorteio da seleção de futebol do Japão para um dos jogos que serão realizados na Arena Pantanal. A intenção de Eder é agradar os nipônicos que virão para assistir ao jogo entre Japão e Colômbia no próximo ano.

"A historia do Budismo se desenvolve desde o séc. VI A.C com o nascimento de Siddhartha Gautama. A religião se desenvolveu e evoluiu a medida em que encontrou diferentes países e culturas, acentuando-se principalmente na cultura japonesa. Buda significa ‘aquele que sabe ou o desperto’, alguém que despertou do sono da ignorância e vê as coisas como elas realmente são de fato" disse Eder Moraes.



Eder acredita que a estátua gigante do Buda pode colocar Chapada dos Guimarães e Cuiabá em uma rota internacional de turismo, assim como Aparecida do Norte (SP), onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida.

O secretário comenta ainda que o monumento seria um ponto de encontro de todas as religiões. Eder acrescenta que a ideia inovadora tem encontrado respaldo entre os admiradores e seguidores do Budismo.

Segundo o secretário, um jornal de São Paulo, de grande circulação entre a colônia japonesa, o entrevistou e teria demonstrado total apoio a iniciativa. Outro respaldo seria pela grande colônia japonesa espalhada pelo mundo e em Mato Grosso.

“Acredito que o Japão irá trazer um número grande de turistas para Cuiabá. Acho importante que os dois governos, tanto estadual e municipal fazerem um trabalho para acolhimento destes povos. Temos tempo suficiente para fomentar o turismo e agradar os japoneses”, aconselhou Eder Moraes.
Imprimir