Imprimir

Notícias / Brasil

Em Belém, força tarefa recupera prejuízos causados por temporal

G1

  Vários órgãos municipais deram início, nesta sexta-feira (13), a uma série de ações para reparar os estragos causados pelo temporal registrado em Belém na última quinta (12). A chuva e o vendaval destelharam casas e pontos turísticos da capital; no bairro da Cidade Velha, moradores ficaram sem energia elétrica. Em três praças da cidade, doze árvores caíram.

Segundo a Defesa Civil de Belém, quem teve o imóvel atingido pela ventania pode procurar a sede do órgão para solicitar uma vistoria. Uma equipe técnica será enviada ao local para fazer um levantamento de cada caso.equipe técnica irá ao local para fazer um levantamento de cada caso.

Para retirar as árvores tombadas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) mantém 70 homens trabalhando durante esta sexta (13). De acordo com o órgão, doze árvores caíram durante o temporal, nas praças Frei Caetano Brandão, Dom Pedro I e do Carmo. Até agora, entre as espécies contabilizadas estão mangueira, mogno, palmeira e açaizeiro.

Uma equipe da Semma também faz vistoria na praça do Arsenal, onde há informações sobre possibilidade de queda de vegetais. Segundo a Semma, a manutenção das árvores da cidade é realizada diariamente desde o início deste ano; já foram mais de 3.500 que receberam o serviço de manutenção, especialmente as mangueiras.

Os prédios da Estação das Docas e da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) foram alguns dos atingidos pelo temporal. Na Fumbel, portas e janelas foram afetadas, além de inúmeras goteiras na área de atendimento. De acordo com a direção do órgão, por conta dos estragos causados no prédio o expediente do local foi transferido para o Palacete Bolonha. Já na Estação das Docas, devido ao destelhamento parcial de dois armazéns, a visitação foi suspensa. O seguro do prédio foi acionado, e os reparos iniciaram já nesta sexta (13).

A Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan), informou que está monitorando de forma permanente 50 pontos de alagamento na cidade, a sesan também está trabalhando com o monitoramento permanente de 50 pontos de alagamento na cidade.

Já sobre a falta de energia no bairro da Cidade Velha, as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) afirmam que o vendaval e os raios danificaram alguns transformadores, mas que o fornecimento de energia, tanto no bairro da Cidade Velha quanto no bairro da Campina, foi restabelecido por volta das 18h30 de quinta-feira (12). A Celpa informou também que continua com equipes trabalhando em alguns pontos da cidade que ainda estão sem energia elétrica.

Serviço
Para entrar em contato com a Defesa Civil de Belém, os interessados podem ir até a sede do órgão, que fica na travessa Campos Sales, 33, no bairro do Comércio, ou ligar para (91) 3242-5332. Para falar com a Celpa sobre problemas no fornecimento de energia elétrica, o telefone é 0800 091 0196.

Imprimir