Imprimir

Notícias / Brasil

Vinícolas de região da Serra do RS recebem certificação geográfica

G1

  As vinícolas da região de Monte Belo do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, receberam nesta sexta-feira (13) o certificado de registro da Indicação Geográfica Monte Belo, de procedência de vinhos finos, outorgada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, como mostra reportagem do RBS Notícias (confira no vídeo). A área conta com 600 propriedades vitícolas, e os produtores esperam começar a vender as garrafas com selos a partir do ano que vem.

"O consumidor pode ser fidelizado pelo produtor que oferta esses produtos com um diferencial ligado à origem e à forma de fazer", disse o pesquisador da Embrapa Jorge Tonietto após a solenidade do certificado à Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo).

O diferencial da nova região é que todas essas vinícolas são de pequeno porte e empregam mão de obra familiar. A cada ano, produzem cerca de 85 mil garrafas. "Quem produz a uva e elabora o vinho é o dono e a família", garante o presidente da associação, Antônio Calza. A associação aguardava há nove anos pela certificação.
Imprimir