Imprimir

Notícias / Brasil

Curso oferece diploma de informática para idosos São José, SP

G1

 No começo, Balbina da Silva tinha receio diante das máquinas, com o tempo ela foi se familiarizando “Antes eu tinha medo de apertar alguma peça e queimar, ter algum problema”, lembra a aluna de 63 anos.
Já Francisco Fernandes Brito, de 79 anos, conta que as aulas acrescentaram conhecimento. “Não sabia fazer a leitura, não sabia fazer a pontuação certa. No computador a gente mexe pra lá e pra cá. Até hoje ainda fico um pouco confuso”, brinca o idoso.

Nas aulas de informática da Casa do Idoso de São José dos Campos, eles descobriram que o mundo virtual abre portas. “Converso com o Claudovino, converso com a Fátima, com a Lúcia, com a Priscila. Eles mandam mensagem para mim quase todo dia, tem dia que eu não tenho nem tempo para ver”, afirma Francisco.

O curso de informática existe desde 2007 e já formou três mil idosos. Depois de terminar o curso básico, eles podem se matricular no nível avançado. “A gente simula um raciocínio lógico, a técnica visual, a coordenação motora, treina bastante digitação, para quando ele chegar na internet, eles já estarem bem mais práticos”, explica a professora de informática, Márcia Lopes.

Antes, Airton Lopes morria de saudade dos filhos, que moram no Canadá. Agora ele usa de outros meios para falar com eles. “A minha maior decepção era quando eu pegava o telefone, ligava e dava caixa postal. Agora a coisa é diferente, agora eu vejo e converso”, disse o aluno de 66 anos.

Com os diplomas, eles mostram que para aprender e ser feliz não tem idade. “É uma coisa que nós necessitamos, cada dia aprender mais. Não tem idade, eu quero é ser feliz. Você quer ser feliz? Tem força? Tem boa vontade e tem chance? Vamos aprender”, afirma Doris Santos de 66 anos.

A próxima turma do curso de informática está prevista para fevereiro, mas as inscrições já podem ser feitas em todas as unidades da Casa do Idoso, de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Imprimir