Imprimir

Notícias / Brasil

PM é chamada para conter arrastão em shopping de Guarulhos, SP

G1

 A polícia deteve neste sábado (14) 22 participantes de um suposto arrastão ocorrido no Shopping Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Eles foram levados ao 2º Distrito Policial da cidade e, por volta das 2h30, todos já haviam sido liberados. Não houve acusação formal contra os detidos.

Inicialmente, a Polícia Militar havia informado que 23 pessoas foram detidas, sendo 20 por furto e desordem e três por incitação ao crime por meio de uma rede social. De acordo com policiais do 2º DP, não houve evidências de furto e os jovens identificados como os organizadores do evento não foram enquadrados em nenhum tipo de crime.

Em nota, o shopping diz que houve princípio de tumulto (veja abaixo). De acordo com o capitão Rosa Neto, comandante da Força Tática de Guarulhos, a PM monitorava uma rede social em que o grupo se organizou. Ele disse que cerca de 6 mil pessoas confirmaram participação no evento e cerca de 2,5 mil compareceram. A polícia mobilizou 90 homens no entorno do centro de compras e avisou a segurança interna previamente para conter o arrastão.

Segundo o capitão, os integrantes do grupo entraram individualmente, sem chamar atenção e dentro do centro de compras se aglomeraram. Um grupo de 20 pessoas entrou em lojas, que rapidamente avisaram a polícia. Cerca de 20 policiais entraram no shopping e flagraram o grupo com sacolas e peças novas, ainda etiquetadas sob a roupa.

Na semana passada, jovens se reuniram por meio das redes sociais para o chamado "rolezinho do shopping", realizado no Shopping Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Eles provocaram prejuízo, tumulto e pânico. Na ocasião, três pessoas foram presas por roubos. O grupo pretendia agendar eventos do mesmo tipo em outros centros de compras. Alguns organizadores dizem que a após a proibição dos bailes funks nas ruas, o público decidiu levar os eventos para os shoppings.

Um funcionário do shopping, que não quis se identificar, disse que o estabelecimento foi cercado pela polícia e teve as portas fechadas. Clientes saíram assustados e com pressa. Houve pequenas colisões na saída do estacionamento. Segundo ele, a segurança estava de sobreaviso e surpreendeu o grupo quando uma loja foi invadida.

Em nota, o Internacional Shopping Guarulhos informou em nota que "houve um princípio de tumulto na praça de alimentação do empreendimento."

Segundo a nota, "a Guarda Civil Metropolitana e a Policia Militar, que se encontravam presentes nas imediações por uma medida preventiva de segurança, dispersaram o grupo. Alguns indivíduos foram detidos. Não houve feridos e nem roubos. O shopping esclarece ainda que adota todas as medidas para garantir a segurança de clientes e lojistas, como: equipe treinada, vigilância 24 horas e câmeras de segurança e que funcionará normalmente neste domingo, tendo também funcionado ininterruptamente no sábado."
Imprimir