Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Pesquisa liga apneia a perda de massa óssea em homens

Folha Online

Um estudo preliminar feito no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Interlagos, na zona sul de São Paulo, aponta uma relação entre apneia (parada repetida e temporária da respiração durante o sono) em homens e um maior risco de perda de massa óssea (osteopenia ou osteoporose).

O trabalho será apresentado no Congresso Europeu de Pneumologia, que será realizado em setembro na Áustria. Até agora, foram avaliados 36 pacientes. O estudo ainda está em andamento e deve avaliar mais 200 pessoas até o próximo ano.

Os pacientes fizeram exames como polissonografia e densitometria óssea e tiveram aferidos o peso, a altura e o índice de massa corpórea.

Segundo um dos coordenadores do estudo, Rafael Montenegro, foi possível estabelecer, por meio da comparação dos exames, uma relação direta entre a hipoxemia noturna (baixa oxigenação do sangue) causada pela apneia e a baixa densidade óssea do fêmur.

"Isso ocorreu mesmo depois de excluirmos todos os outros fatores de risco para a osteoporose, como doença obstrutiva crônica", diz Montenegro.

De acordo com ele, ainda não é possível dizer que a apneia seja um fator de risco para a osteoporose porque o número de pacientes investigados é pequeno. "Há uma relação relevante", afirma.

Montenegro, que é fisioterapeuta, diz ser comum o atendimento de homens com queixas de queda e de falta de equilíbrio, o que motivou a equipe a pesquisar as razões disso.
Imprimir