Imprimir

Notícias / Economia

Ipem autua 23,5% dos mercados vistoriados em Presidente Prudente

G1

 O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou entre os dias 11 de novembro e 11 de dezembro a Operação “Pente Fino”. Em Presidente Prudente, durante a ação, 23,5% dos supermercados fiscalizados foram autuados. Ou seja, dos 17 estabelecimentos, quatro apresentaram problemas. Dos 27 produtos averiguados, quatro foram reprovados.

A ação teve como objetivo verificar se em supermercados de pequeno, médio e grande porte do município estavam o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos, aqueles que são pesados sem a presença do consumidor, era correspondente ao peso real do produto. No Estado, 12,8% das amostras coletadas apresentaram problemas.

Os comerciantes foram autuados e têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil e dobram em caso de reincidência.

Para evitar ser lesado, o consumidor deve ficar atento e verificar as informações dispostas no produto. Caso suspeite de irregularidades, a dica é usar a balança do estabelecimento, normalmente localizada na sessão de hortifrúti, e conferir. “Se o valor for menor ou igual ao conteúdo nominal descrito na embalagem, o consumidor está levando menor quantidade de produto que aquela pela qual está pagando, pois o peso da embalagem deve ser descontado”, explica o superintendente do órgão, Alexandre Modonezi.

O consumidor que desconfiar de irregularidades pode recorrer ao Ipem pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-013-0522, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Imprimir