Imprimir

Notícias / Brasil

Mais um colégio do Rio confirma caso de gripe suína entre alunos e antecipa férias

Folha Online

A direção do colégio Sagrado Coração de Maria, em Copacabana (zona sul de Rio), antecipou as férias escolares depois de ter confirmado um caso de gripe suína --como é mais conhecida a gripe A (H1N1)-- entre seus alunos.

O comunicado na página da internet informa que o caso foi informado pelo posto municipal de saúde de Copacabana. Outros colégios já haviam anunciado antecipação de férias escolares devido a gripe suína. Entre eles estão a unidade da Barra da Tijuca (zona oeste) da Escola Parque, e o colégio Santo Inácio, em Botafogo.

As férias começam a partir desta segunda-feira e se prolongam até o dia 3 de agosto. Entre as atividades suspensas durante o mês de julho está a festa junina, que ocorreria no último sábado (4).

A direção da escola orienta que os pais e responsáveis procurem seguir as informações disponível sobre a gripe suína,

Casos

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo a existência de 73 novos casos de gripe suína --A (H1N1) no Brasil. Com isso, o país já registra 885 casos da doença --o valor se refere ao acumulado desde as primeiras infecções no Brasil, confirmados em 8 de maio.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Imprimir