Imprimir

Notícias / Brasil

Renato Casagrande decreta situação de emergência no ES

TV Gazeta

 O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), decretou estado de emergência nos 78 municípios do estado na manhã deste sábado (21). Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 11h50 deste sábado (21), subiu para cinco o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas que atingem o estado há cinco dias. Uma mulher morreu em Itaguaçu e um homem, em Parajú, municípios da região Serrana do estado. Segundo a Defesa Civil, nos dois casos, as vítimas foram soterradas por deslizamentos de terra. As outras três vítimas são dos municípios de Colatina, Nova Venécia e Baixo Guandu.
O órgão informou ainda que até o momento, 20.902 pessoas precisaram deixar suas casas. No total, são 3.535 desabrigados, levados para abrigos das prefeituras; e 17.367 desalojados, encaminhados para casas de parentes e amigos.
O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, está em Vitória e se reuniu, por volta de 9h deste sábado, com Casagrande para definir as medidas a serem adotadas para minimizar os estragos causados pela chuva.

As liberações de verbas dependem de pedidos dos municípios que decretarem situação de emergência. O Governo Federal já enviou um helicóptero para sobrevoar as áreas afetadas.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, 40 municípios foram afetados pela chuva e até o momento, 22 municípios estão elaborando documentação para decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública, sendo: Água Doce do Norte, Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, São Domingos do Norte, Viana, Conceição do Castelo, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Ibatiba,São Gabriel da Palha, Pancas, Vila Pavão, Linhares e Mantenópolis. Além deles, outros municípios estão avaliando os prejuízos.
Previsão do Tempo
Na manhã desta sexta-feira (20), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) divulgou aviso meteorológico especial informando que apesar dos períodos de melhoria previstos, a chuva mais fraca deve continuar em praticamente todo o Espírito Santo.
Imprimir