Imprimir

Notícias / Turismo

Águas calmas e pesca artesanal são atrações do verão no Pântano do Sul

G1

 A praia do Pântano do Sul, localizada no extremo Sul da Ilha de Santa Catarina, é um recanto de pescadores e rendeiras. No local, restaurantes à beira-mar trazem tranquilidade e gastronomia especializada em frutos do mar. Na praia, dezenas de barcos saem todos os dias para a prática da pesca.
De acordo com dados da Epagri, a pesca artesanal é a principal fonte de sustento de quase três mil famílias da capital catarinense. "Pescador artesanal é aquele que faz a própria rede, que conserta o próprio barco e que aprende desde cedo a profissão", sintetiza o pescador Silvano Vieira, de 40 anos.

Um dos pontos mais tradicionais da praia é o Bar do Arante, fundado em 1958. O local é conhecido pelos tradicionais bilhetes colados nas paredes e no teto do estabelecimento. Já foram contados mais de 70 mil recados no local, o que originou um livro sobre o assunto.
O hábito de colar bilhetes iniciou na década de 1970, com estudantes vindos de outros estados a Santa Catarina. Para orientar os amigos que viriam nos próximos verões, os jovens colavam papéis com recados nas paredes do restaurante. Segundo funcionários, diante do visual, que inclui a praia, os barcos e as gaivotas, não há quem não se torne poeta e a tradição se formou.
Nas paredes há bilhetes de visitantes de vários lugares do mundo: China, Filipinas, Grécia, Cuba, França, Colômbia e Canadá são apenas algumas de suas. Muitos deles são escritos em outras línguas, o que enriquece o acervo.

Antes de ser transformado em restaurante, o estabelecimento era uma venda, onde eram comercializados frutas, peixes, ovos e pratos de comida. Na década de 1960, o bar foi transferido para a beira da praia, onde permanece atualmente. Carolina Ventura e José Alberto Ventura, de 41 anos, estiveram no local com as filhas Camila, de oito anos, e Mariana, de três. Depois de aproveitar o almoço, a família de São Paulo deixou recados e desenhos para manter a tradição do bar.
Imprimir