Imprimir

Notícias / Brasil

Transparência Brasil critica Congresso e pede providências do Ministério Público e TCU

folha Online

A ONG Transparência Brasil divulgou nota hoje pedindo que o Ministério Público Federal e o TCU (Tribunal de Contas da União) interfiram na crise que atinge o Congresso Nacional. Para a ONG, o Senado e a Câmara dos Deputados não estão tomando as medidas adequadas para acabar com a crise e sanear as irregularidades.

"A Transparência Brasil vem a público para exigir do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União providências em relação aos escândalos que se sucedem nas duas Casas do Congresso Nacional sem que essas instituições respondam à altura", diz nota divulgada pela ONG.

Para o Ministério Público Federal, a Transparência Brasil pede "a abertura de inquérito contra todos os deputados e senadores que se beneficiaram direta ou indiretamente dos atos [secretos e farra das passagens]."

Pede ainda que os inquéritos atinjam os integrantes atuais e passados das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado e contra "os integrantes das respectivas Corregedorias e Comissões de Ética e contra todos os funcionários suspeitos de irregularidades".

A ONG pede ainda que o TCU abra "tomadas de contas especiais tendo por objeto os organismos da Câmara dos Deputados e do Senado no âmbito dos quais as ilicitudes suspeitas foram cometidas bem como os gabinetes de todos os deputados e senadores beneficiados direta ou indiretamente".

Na nota, a Transparência Brasil critica a inércia da Câmara e do Senado e o "cinismo das explicações e subterfúgios" das explicações que colocaram o "Parlamento num abismo de desprestígio junto à população."

"Ainda que de modo difuso e de difícil mensuração, é evidente que o eleitor brasileiro está perdendo a confiança no Legislativo, nos partidos políticos e no próprio princípio de representação eleitoral", diz a nota
Imprimir