Imprimir

Notícias / Economia

Herédia: 'Até Argentina tem taxa de investimento maior que o Brasil'

Globo News

No último leilão do Programa de Investimento em Logística (PIL) de 2013, a Invepar arrematou a concessão do trecho da rodovia BR-040 entre o Distrito Federal e Minas Gerais. Em sua proposta, a empresa ofereceu o preço do pedágio por um valor 61,13% menor do que o teto fixado pelo governo.

De acordo com a comentarista de economia Thais Herédia, essas concessões garantiram o investimento na economia em 2013, e o cenário deve se repetir em 2014. Apesar disso, ela considera que os investimentos no Brasil ainda precisam aumentar. “A gente faz uma comparação com o PIB, onde a taxa de investimento no Brasil está abaixo de 19%. Para a gente olhar para um país com taxa de investimento altíssima, mas emergente, a China tem 50%. Até a Argentina consegue ter uma taxa maior que a gente, pouco acima dos 25%”, afirma.

A comentarista ressalta que o aumento nos investimentos está diretamente relacionado ao crescimento do país. “O Brasil precisa urgentemente subir essa taxa de investimento, não só do governo, mas também do setor privado, para que a gente aumente a produtividade e o país possa crescer sem aqueles desequilíbrios que a gente conhece bem. Por exemplo, a inflação”, comenta.

Segundo Herédia, o resultado do leilão desta sexta tem um significado importante. "Esse leilão, que foi muito bem sucedido, mostra que, apesar da desconfiança em relação à política econômica, o Brasil ainda é um pais de oportunidade, um pais que precisa ser levado em consideração na hora do investimento", aponta a comentarista de economia.
Imprimir